Dirigimos diariamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais importantes do automóvel, o pneu. Veja a seguir como ler e entender a fabricação e o uso correto de um pneu.
Ela caduca em quatro anos após a data de fabricação, a qual está estampada no lado do pneu. Ela está impressa em quatro dígitos, indicando semana e ano de fabricação. Pneus caducados podem causar acidentes. Inspecione sempre a data de validade dos mesmos. Se utilizarmos pneus caducados, é possível que estourem e o resultado pode ocasionar acidente grave. É um bom hábito inspecionar os pneus para verificar a sua data de validade.
Outro ponto importante é a calibragem. Calibre sempre conforme o manual do veículo. Baixa pressão para evitar ruídos na rodagem, é perigoso. Em autoestrada ou BR, o pneu com baixa pressão tende a esquentar e estourar. Portanto muita atenção. Na lateral dos pneus, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projetados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para saber qual é a máxima pressão que suportam. Uma prática aceitável é rodar com uma calibragem ligeiramente abaixo dos valores indicados.
Por tanto fica a dica, quando formos comprar pneus para carros ficarmos atentos a estas informações.
Por Marcelo Leroy
Nenhum comentário:
Postar um comentário