Olá amigos!! Hoje o post é sobre a "empinada de moto" que vários amam fazer.
Vários proprietários de motocicletas adoram fazer a famosa cabritada para se exibir. É muito comum ver alguém executando a "arte" de equilibrar o veículo apenas sobre a roda traseira, com a intenção de chamar a atenção daqueles que estão por perto.
Mas muitos não sabem que essa atitude pode trazer prejuízos, tanto pra moto, quanto para o seu dono.
Quando a roda dianteira é mantida erguida do chão durante muito tempo, o "pescador" do motor fica impossibilitado de absorver o óleo e leva-lo até as partes mais sensíveis do motor. Isso faz com que ele se desgaste muito rápido, podendo até apresentar problemas no momento da "cabritada".
Outro tipo de "empinada de moto", e também prejudicial à ela, é o conhecido "RL", que é quando se ergue a roda traseira da moto. Esse não causa tantos danos ao motor. Mas é terrível para a suspensão dianteira e para a coluna de direção que, apesar de serem projetadas para suportar freadas bruscas e fortes, acabam não resistindo se essas freadas forem frequentes.
Mas além de "detonar" a moto, a cabritada traz também "presentinhos ao seu dono". Um ótimo exemplo é a pequenina multa cobrada para quem for pego empinando a motoca:
algo bem próximo de R$ 2.000,00. Baratinho, não? E de brinde, o motociclista ainda tem a sua moto apreendida e perde o direito de pilotar.
Portanto, caros motociclistas, evitem cabritar. Isso será bom tanto pra você quanto para sua moto!!
Obrigado!!!