Olá amigos!!
O post de hoje é para dar algumas dicas de como economizar
na hora de cuidar da sua moto. Quem é que não gosta de evitar o gasto de
dinheiro sempre que possível? Com algumas ações simples, você pode manter o bom
funcionamento da sua “motoca” sem tirar um centavo do bolso. Veja abaixo quais
são elas:
1 – TROCA DE ÓLEO E FILTRO
Essa é uma tarefa muito fácil de ser executada,
principalmente se a moto for pequena. Mas essa tarefa não pode ser executada
sem as orientações do manual da moto, da concessionária ou de um mecânico
confiável. Cada motocicleta tem uma quantidade e um tipo específicos de óleo
para seu bom funcionamento. É importante que a troca seja feita com o motor quente,
para facilitar o escoamento do óleo. Durante o escoamento, deve ser feita a
retirada do filtro antigo, que pode ser realizada, na maioria das vezes, com
uma chave de boca ou um “canhão”, para remover o bujão de cárter ( tampa
situada na parte baixa do motor, local aonde o óleo fica situado ). Essas
ferramentas devem ser de qualidade. Antes de colocar o novo óleo, coloque o
novo filtro, fechando o bujão ( após limpá – lo e ver se não há nele nenhuma limalha de ferro ),
sem apertá – lo muito. Depois desse procedimento, abasteça o motor com o novo
óleo e confira o nível, certificando se de que ele está no volume certo. Em um
recipiente adequado, leve o óleo velho até um posto de combustível para que ele
seja reciclado.
2 – LUBRIFICARÇÃO E AJUSTE DA CORRENTE
Uma boa lubrificação da corrente proporciona maior
durabilidade dela e de todo o sistema de transmissão final. Ao contrário do que
muitos dizem, não é bom utilizar o óleo velho na lubrificação, pois ele não tem
boa aderência à corrente. O ideal é comprar graxa adequada para transmissão de
motos, que não causa prejuízos ao sistema. Uma fina camada de graxa é o
suficiente, não podendo ocorrer nenhum excesso na aplicação.
É recomendado que a lubrificação seja feita a cada 500 km
percorridos. Mas essa frequência deve ser aumentada em caso de o dono da moto
andar muito em asfalto molhado.
Já a tensão da corrente deve também seguir ao manual do
veículo, ou as recomendações que podem vir em adesivos traseiros. Essa tarefa
exige a soltura do eixo da roda traseira e deve ser feita com ferramentas de
qualidade. É necessário, ao regular a tensão, ter atenção com o alinhamento da
roda, que pode ser conferido nas marcações das balanças de suspensão. Se não
encontrar essas marcações, meça a distância do aro da balança ao ponto de suspensão
mais próximo com uma régua, fita métrica, ou chave de fenda. Faça essa medição
em ambos os lados. É importante que não haja exageros na tensão da corrente,
para que ela não seja nunca forçada pela suspensão traseira.
3 – CALIBRAR PNEUS
Isso deve ser feito semanalmente ou em maior escala, quando
se anda mais de 100 km por dia. A pressão a ser utilizada é aquela determinada
pelo fabricante ( consulte o manual do proprietário ), mas que pode se alterar um pouco de acordo
com a temperatura em que os pneus se encontram.
O ideal é sempre conferir a pressão com o pneu frio. Caso não seja
possível, lembre – se de que a pressão com os pneus quentes aparecerá superior
no medidor. É interessante que você possua um calibrador. Ele não custa caro e
é mais confiável do que aquele encontrado nos postos de combustíveis. Todos
esses cuidados aumentam a durabilidade do pneu e te dão melhor dirigibilidade.
Mesmo estando sem dinheiro, você pode manter sua motocicleta
em boas condições de uso. É só seguir essas dicas acima.
Obrigado!!!
Por: Bruno Daniel
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